Saiba como se planejar para estudar fora do Brasil
Saiba como se planejar para estudar fora do Brasil

Saiba como se planejar para estudar fora do Brasil

Quem deseja estudar fora do Brasil precisa se planejar para conseguir concretizar esse sonho. Afinal, há diferentes etapas e algumas burocracias, exigindo bastante organização.

Assim, para ajudar você nesse processo, separamos algumas informações e dicas valiosas para que o seu planejamento seja feito da melhor forma possível!

Confira a seguir!

Dicas de como estudar fora do Brasil

1. Saiba qual é o seu objetivo

O primeiro item do seu planejamento deve ser definir o seu objetivo. Isto é, aquilo que você espera viver, conhecer e estudar fora do Brasil. A partir dessa escolha, as outras etapas podem ser definidas.

Nesse sentido, as opções são muitas, como:

  • Intercâmbio de graduação;
  • MBA, mestrado ou doutorado;
  • Cursos de pequena duração.

2. Entenda seu perfil acadêmico

Com o objetivo traçado, é importante entender qual é o seu perfil acadêmico. Para isso, faça uma autoanálise, com a sua trajetória até o momento, e identifique se você se encaixa no perfil de um aluno bom, médio ou excepcional.

Não há nenhum problema se o seu perfil não for excepcional. A questão é que entender essa classificação ajuda você a direcionar seus esforços para se candidatar às melhores oportunidades possíveis, tendo consciência em relação ao que está mais perto ou longe do seu alcance.

3. Defina o idioma

Mais uma dica que faz parte do planejamento para estudar fora do Brasil é definir o idioma no qual o estudo será feito.

Escolhendo o idioma, você consegue começar a fazer uma lista com os países que podem ser cogitados.

Inclusive, o mais recomendado é escolher um idioma que você tenha afinidade, maior facilidade e um certo domínio. Pois, para ter um bom aproveitamento no curso, compreender o idioma do local é fundamental.

4. Verifique as possibilidades financeiras

Chegamos à parte do planejamento em que é importante saber quais são as suas possibilidades financeiras. Nesse sentido, defina se os estudos serão custeados por você ou se deseja concorrer a uma bolsa de estudos.

Se optar por uma bolsa de estudos, saiba que todos os anos diversas instituições de ensino ao redor do mundo abrem vagas internacionais para bolsas de estudos.

Com isso, como nessa etapa você já tem definido o objetivo e o idioma, consegue ir mapeando os editais nas principais instituições do seu interesse, nos países de sua preferência.

Assim, quando encontrar boas oportunidades, é só se inscrever e seguir as instruções contidas no edital. Para tanto, certifique-se de reunir toda a documentação solicitada nos editais para estar pronto para concorrer à vaga.

5. Defina o país e a cidade

Chegou o momento de definir onde você estudará. É importante ter um leque mais amplo de opções, pois, conforme os processos seletivos vão sendo realizados, as opções vão diminuindo.

No entanto, para escolher o local, é importante verificar se você gostaria de morar nesse país ou cidade, em vez de efetuar uma escolha somente por ter vagas disponíveis.

6. Faça o processo de candidatura

Com tudo definido, é hora de fazer a sua candidatura na instituição de ensino. Para isso, você deve dispor de todos os documentos solicitados.

Alguns documentos que costumam ser pedidos são:

  • Diploma;
  • Histórico escolar;
  • Cartas de recomendação;
  • Formulário de inscrição.

7. Faça a tradução dos documentos

Saiba que muitos documentos exigidos necessitam de tradução juramentada. Do contrário, não terão validade em países com idiomas diferentes do português.

Assim, documentos como histórico e diploma devem ser enviados acompanhados das respectivas traduções juramentadas.

8. Organize a documentação complementar

Depois de ter a candidatura aprovada em uma instituição de ensino, ainda é preciso reunir outros documentos, como o visto de estudo e o passaporte. Além disso, separe a passagem e estabeleça um local de moradia.

Importância de uma agência de tradução

Como visto acima, alguns documentos precisam de tradução juramentada. Sendo assim, contar com uma agência de tradução é fundamental para obter traduções de qualidade e que atendam à finalidade.

Além disso, uma empresa especializada consegue fornecer prazos ágeis e seguros para que você não perca sua chance de estudar fora do Brasil por problemas nas traduções dos seus documentos.

Então, visite o site da One Translations, uma agência de tradução confiável e referência no mercado, e peça seu orçamento on-line!